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29 junho 2014

O consumismo está destruindo os vínculos afetivos.

Em todas as áreas, a nossa sociedade atual tem se defrontado com novas e diferentes formas de se relacionar e de viver. Novos estilos de vida e de comportamentos têm promovido um maior distanciamento entre as pessoas, favorecendo o individualismo, o egoísmo. A cultura solidária e empática pouco encontra alicerce no desenvolvimento social. Vivemos mais na cultura egoísta e narcísica, onde o indivíduo se volta somente para si, com contornos patológicos evidentes. Longe dos parâmetros naturais e normais do desenvolvimento do narcisismo em cada ser, o narcisismo de forma patológica tem sido incentivado dentro dos padrões sociais vigentes. Vemos a exacerbação do amor por si como sinônimo de autoestima; a busca do outro como objeto de prazer sexual; a busca do outro para a realização de seus desejos e fantasias; se prolifera a personalidade centrada no EU. O futuro não existe! O futuro é um refém do presente, onde se busca realizar todas as realizações do seu desejo, independente das possíveis conseqüências emocionais no outro. Nesse ponto, a sociedade do consumismo prolifera e fortifica os comportamentos narcisistas patológicos.

Associa-se o consumo à felicidade. Quanto mais consumo, mais bem estar, qualidade de vida e felicidade se obterá (faça uma avaliação racional dos comerciais televisivos). A satisfação das necessidades ficou em segundo plano, perdeu o sentido, a procura é a de satisfazer todos os desejos. Para isso é necessário consumir, consumir, consumir. Consumir para mostrar poder; consumir para qualificar a autoimagem, consumir para fortalecer nosso narcisismo, consumir para chamar a atenção e dela receber reconhecimento. Consumir deixou de ser um direito, tornou-se um dever que deve ser buscado, muitas vezes, a qualquer custo. A avaliação passou a ser por aquilo que você consome, e pela imagem que vende.

Nessa estrada vão se criando desejos e mais desejos (sim desejos, e não necessidades), que devem ser atendidos, realizados. Não há juízo crítico, bom senso, senso de realidade, reflexões sobre o que se “vende” para o consumo. Há sim, a busca do desejo pelo prazer, prazer pelo desejo.  O ideal é consumir e se destacar. Se tenho um desenho tenho que realizar.

Essa cultura consumista tem impulsionado a deteriorização do vínculo nas relações afetivas, já que esse incentivo discriminatório tem sido levada as relações afetivas.

A relação do sujeito com o outro ficou deturpada. O objeto já não é o outro, mas a si mesmo. A relação é totalmente narcísica, egoísta e não empática. O outro afetivo serve somente para satisfazer os desejos e fantasias. Eu o consumo e o descarto. Não se busca compartilhar a afetividade com o outro, entendê-lo, preocupar-se com o que possa favorecer a sua satisfação, se colocar em seu lugar no sentido de ver e favorecer suas necessidades e intenções, não se tem como foco investir em algo duradouro para o futuro, mas obter o máximo de prazer naquele momento. Não há outro momento. O momento é agora! O outro sou eu mesmo!

O processo de consumir leva o individuo a ver o outro como uma mercadoria exposta em uma prateleira. Os atributos físicos, sexuais e financeiros são os primeiros a serem levados em consideração, já que isso supervalorizará a sua “reputação”, sua autoimagem perante os outros, mostrando a sua capacidade de consumir o que há de melhor. O “amor” está sendo situado nas relações sexuais. Busca-se o ficar, descartável, sem vínculo. A comunicação pós encontro é impessoal, por meio de emails, “zap zap”, mensagens eletrônicas (muitas vezes o seu término também). Não há a aproximação das pessoas para o estabelecimento do vinculo, não há envolvimento pessoal, compromisso, exclui-se o face a face. Não recordo onde li que em meio as tecnologias atuais, um telefone é uma prova de amor. Bem por aí.

 E se pensarmos ao avesso, quantas vezes as pessoas se produzem como mercadoria para encantar e seduzir os outros; quantas fotos nas redes sociais apenas para ter reconhecimento do nosso “corpito” como produto de consumo? Admirem minhas formas... quem dá mais?  Vejam os lugares onde freqüento. Vejam as roupas que uso(mas isso é conversa para outro post, e sei que muitos acharão que fui duro aqui, mas avaliem sem emoções, crenças e preconceitos). Frase comum na balada: “ você é a mais bela da balada”, “você é a mais gata da noite”.  “Que corpo é esse meu Deus”. O que estas pessoas estão procurando? O que estão vendendo como consumo? Procuram um troféu? Querem ser o troféu? Quanto isso vira produto de confirmação do próprio eu? Não sei... respondam por vocês!

No consumismo não há o “que seja eterno enquanto dure”, mas o “que seja eterno até que um melhor apareça ou que não me sirva mais para a obtenção do meu prazer supremo”. A relação é descartável, da mesma forma que queremos descartar os objetos que compramos. Na onda da modernidade, que lança novos produtos a cada semana, assim também nossos interesses se direcionam no que há de novo e melhor. Tudo é substituível! Há sempre o melhor ou inédito. Estamos consumindo lugares, tanto que se posta nas redes sociais a cada lugar que você vai, pois isso mostra poder de consumo e fomenta a inveja alheia.

Aquele amor romântico, fruto do Iluminismo francês, que emerge do inconsciente dos enamorados, tornou-se obra de ficção ou de poucos sobreviventes. Essa relação superficial que o consumismo estrutura, inevitavelmente leva ao esvaziamento do ser e a criar necessidades dentro de uma relação que foge da realidade, talvez como uma tentativa de ausentar-se brevemente dela. Nessa relação não há amor, somente existe o interesse pessoal, somente interesses secundários e motivações egoístas, egocêntricas, individualistas e narcisistas.

As relações se tornam frágeis, breves, inconsistentes, tendo em vista que o laço que os une se sedimentou em motivações pessoais que tem como objetivo a finitude da relação. Nada há de diferente na relação de quando compramos um objeto e logo o desprezamos; quando compramos um objeto e nem o utilizamos; quando compramos um objeto e logo que aparece um de uma geração ou tecnologia melhor, buscamos descartá-los e adquirir o novo, o melhor. São as relações fast food.

As relações online são um bom exemplo desse fast food “afetivo”. É uma prateleira virtual onde você pode escolher com quer se relacionar de acordo com o que a pessoa apresenta em seu perfil. Interessante que a grande maioria “expõe” suas qualificações como mercadoria (que nem sempre são reais) buscando um encontro amoroso, ou no mínino reconhecimento e valorização pessoal. Como todos querem consumir, tanto quem expõe quanto quem observa, a fatalidade será a não extensão do vínculo, até porque se oferecem características pessoais, e por vezes físicas, irreais ou ilusórias, e isso automaticamente destruirá o vínculo que é formado na relação diária entre as pessoas, e elas não querem uma relação diária, pois se quisessem não mentiriam para si e para o outro, algo que destrói o vinculo

Vamos às reflexões finais, antes que esse assunto se estenda muito!

É preciso refletir sobre essa cultura consumista, que prolifera a não vinculação afetiva, onde o desejo e sua realização exponencial estão além do respeito e consideração pelo outro, valorizando o desejo volátil, efêmero e irracional, próprio do desejo; onde se coloca como objeto de consumo, da mesma forma que se gosta de consumir e descartar, usa e usufrui do outro; onde se busca a felicidade no aqui e agora, esquecendo que o que mantém as relações são os vínculos que se estendem para o futuro;  que esse conceito de consumismo, superficialidade nas relações tem mudado as estruturas familiares; que esse tipo de relação tem disseminado a solidão e a desenfreada busca por prazeres rápidos e frágeis, como as drogas, o sexo, o álcool, os jogos.

É preciso rever essa postura descartável e insana, onde você vale mais pelo que você consome e vende como ideal, pelas marcas de roupas que usa, pelos lugares que freqüenta, pela marca do seu carro, por quantas mulheres/homens (e quais mulheres/ homens) você já pegou; por quantos homens/mulheres você já teve aos seus pés.

O consumo é necessário, mas o consumismo cria necessidades artificiais e descartáveis, que tem se estendido para as relações afetivas e tem causado danos emocionais, por vezes irreparáveis e de difícil tratamento, já que não ensina o ser humano a lidar com a angústia da frustração, do não ter. Há que se parar de ver o outro como um objeto de consumo, parar de olhar para si e querer que tenha todos os seus desejos atendidos, assim como desejam as crianças. Há que se tornar adulto, e que seja breve!!!

E falando em crianças, há uma necessidade moral e ética em buscar proteger nossos pequenos desse consumismo desenfreado, de cartões milagrosos que despejam dinheiro facilmente, de atender a todos os seus desejos, de corpos “perfeitos” para serem consumidos. Se quisermos adultos responsáveis e saudáveis emocionalmente, empáticos e verdadeiramente felizes, temos que agir ontem.

Pense nisso!!!

Forte Abraço!!!


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